21/02/2016

Operações Fundamentais

OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS

No Ensino Fundamental quando nos referimos ao ensino das operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) é essencial o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo (mental, escrito e com calculadora) e a exploração e o uso de técnicas operatórias (algoritmos) que vão adquirindo significado à medida que vão sendo sistematizadas. Hoje nossa maior preocupação é fazer com que os alunos não memorizem regras para realizar técnicas operatórias. Seja qual for a técnica utilizada, os alunos devem compreendê-la e saber explicá-la.

ADIÇÃO

      Trabalhar agrupamentos e trocas com os alunos, facilita a realização de adições com reserva pois, a cada grupo de 10 unidades, temos 1 dezena, justificando assim o “vai um”.

Exemplo:

Carlos comprou 14 pacotes de figurinhas e Isabel comprou 28 pacotes. Quantos pacotes de figurinhas os dois possuem juntos?

14 + 28 =

   1       10
   14®  10 + 4
+ 28®  20 + 8
   42      40 + 2

 
 





                                                                                                                                   

SUBTRAÇÃO

A subtração envolve três idéias básicas:

Subtrativa: idéia de retirar

Eu tinha 5 figurinhas num álbum e perdi 2. Com quantas figurinhas fiquei? 5 – 2 =  3

Comparativa: idéia de comparar

Tenho 5 figurinhas e meu irmão tem 2. Quantas figurinhas tenho a mais que meu irmão? 5 – 2 = 3

Aditiva: idéia de completar

Na página de meu álbum cabem 5 figurinhas. Já tenho 2. Quantas figurinhas faltam? 5 – 2 =  3

Nas três situações a operação é a mesma, porém as idéias são diferentes.

MULTIPLICAÇÃO

É a operação de juntar várias quantidades iguais

Adição de parcelas iguais:  3 + 3 + 3 + 3 = 12   Þ   4 x 3 = 12
- O sinal da multiplicação é o x
- Os termos da multiplicação são os fatores
- O produto é o resultado da multiplicação
 Termos e resultado da multiplicação

DIVISÃO

A divisão está ligada a duas idéias básicas: repartir uma quantidade em quantidades iguais e medir.

Repartir: Tenho 50 metros de corda e quero dividir essa quantidade de corda em 5 pedaços iguais. Qual será a medida de cada pedaço?  50 m : 5 pedaços = 10 m

Medir: Tenho 50 metros de corda e vou cortá-la em pedaços de 5 metros cada um. Quantos pedaços de corda vou obter? 50 m : 5 m = 10 pedaços

EXERCÍCIO

1)      Cinara comprou uma sombrinha por R$ 18,00, uma bota por R$ 98,00 e um casaco por R$ 620,00 Quanto Cinara gastou ao todo?

2)      No supermercado gastei R$ 18,50 em verduras, R$ 15,00 em doces e R$ 36,80 em frutas. Quanto gastei no supermercado?

3)      Comprei três peças de fita. A primeira com 10 m, a segunda com 95 m e a terceira com 48 m, quantos metros comprei?

4)      Tenho R$ 86,50 para comprar uma boneca, mas ainda me falta R$ 12,50. Qual é o preço da boneca?

5)      Antonio tem 15 amos, Quantos anos terá daqui a 29 anos?

6)      Uma pessoa gastou R$ 25,50 em chocolates, R$ 17,50 em doces, R$ 9,60 balas, ficando ainda com importância igual à que gastou. Quantos possuía antes de fazer as compras?

7)      Um menino vendendo jornais no primeiro dia do trabalho, recebeu R$ 15,00 no segundo dia R$ 35,00 mais que o primeiro dia e no terceiro dia recebeu R$ 6,00 mais que no fim do segundo dia. Quanto recebeu ao todo?

8)      Calcule a soma de 5 números, sabendo-se que p primeiro é 19 e os seguintes valem o dobro do anterior.

9)      Paguei uma divida em 4 prestações mensais na 1º prestação paguei R$ 250,00 e nas seguintes R$ 30,00 mais que a primeira. Qual era a divida?

10)  Paguei R$ 138,50 no armazém, R$ 112,00 no açougue, R$ 12,60 na farmácia e R$ 36,00 na padaria. Tendo ficado com R$ 117,50 e tendo ainda gasto R$ 111,40 em outras despesas , Quanto recebi neste mês?

11)  Se eu tivesse R$ 1,10 a mais do que eu tenho, poderia comprar um caderno de R$ 7,50, um lápis de R$ 2,70 e uma borracha de R$ 2,50 .Quanto tenho?

12)  Paulo deu 9 laranjas a Luis. Se tivesse dado mais uma dúzia teria ficado com 79. Quanto tinha?

13)  A soma de dois números é 2176; um deles é 1739 Qual é o outro?

14)  Teresa e Maria têm R$ 320,00, Teresa tem R$ 170,00 Quanto Maria tem a menos que Teresa?

15)  Eduardo comprou uma bicicleta por R$ 750,00; gastou R$ 35,00 para pintá-la e R$ 28,00 para consertos. Querendo vendê-la com um lucro de R$ 165,00 Por quanto vendê-la?


 POTENCIAÇÃO

Consideremos uma multiplicação em que todos os fatores são iguais

Exemplo

5x5x5, indicada por 5³

ou seja , 5³ = 5x5x5 = 125

onde :

5 é a base (fator que se repete)

3 é o expoente ( o número de vezes que repetimos a base)

125 é a potência ( resultado da operação)

Outros exemplos :
a) 7² = 7x7 = 49
b) 4³ = 4x4x4 = 64
c) 5
= 5x5x5x5 = 625
d) 2
= 2x2x2x2x2 = 32

Por convenção temos que:

1) todo o número elevado ao expoente 1 é igual à própria base,

Exemplo: a) 8¹ = 8
                 b) 5¹ = 5

2) todo o número elevado ao expoente zero é igual a 1

Exemplo: a) 8º = 1
                 b) 4º = 1


EXERCÍCIOS




1) Em 7² = 49, responda:

a) Qual é a base?
b) Qual é o expoente?
c) Qual é a potência?

2) Escreva na forma de potência:

a) 4x4x4 = 
b) 5x5 =  
c) 9x9x9x9x9 =  
d) 7x7x7x7 = 
e) 2x2x2x2x2x2x2 = 

3) Calcule a potência:

a) 3² =
b) 8² =
c) 2³=
d) 3³ =
e) 6³ =
f) 2
 =
g) 1
=
h) 47¹ =
i) 67




PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO

1ª Propriedade: Multiplicação de potências de mesma base

Ao multiplicar potências de mesma base, repetimos a base e somamos os expoentes.

exemplo: 3² x 3 = 3²⁺⁵ = 3

2ª Propriedade: Divisão de Potência de mesma base

Ao dividir potências de mesma base, repetimos a base e subtraímos os expoentes.

Exemplos: a) 8
: 8² = 8⁹⁻² = 8

                  b) 5
: 5 = 5⁴⁻¹ = 5³

3ª Propriedade: Potência de Potência

Ao elevar uma potência a um outro expoente, repetimos a base e multiplicamos os expoentes.

Exemplo: (7²)³ = 72x3 = 7


EXERCÍCIOS




1) Reduza a uma só potência

a) 4³ x 4 ² =
b) 7
x 7 =
c) 2
x 2² =
d) 6³ x 6 =

2) Reduza a uma só potência

a) 5
: 5² =
b) 8
: 8³ =
c) 9
: 9² =
d) 4³ : 4² =

3) Reduza a uma só potência:

a) (5
)² =
b) (7²)
⁴ =
c) (3²)
⁵ =
d) (4³)² =

RADICIAÇÃO

Qual o número que elevado ao quadrado é igual a 9?

Solução

Sendo 3² = 9, podemos escrever que √9 = 3

Essa operação chama-se radiciação, que é a operação inversa da potenciação

Exemplos

Potenciação------------------------radiciação
a) 7² = 49 ---------------------------- √49= 7
b) 2³= 8 ------------------------------
8 = 2
c) 3
= 81 ---------------------------- 81 = 3

O sinal √ chamamos de radical
O índice 2 significa : raiz quadrada
O índice 3 significa: raiz cúbica
O índice 4 significa: raiz quarta

assim:

√49= 7 lê-se: raiz quadrada de 49

8 = 2 lê-se : raiz cúbica de 8

81 = 3 lê-se: raiz quarta de 81

Nota:

Não é necessário o índice 2 no radical para a raiz quadrada


EXERCÍCIOS

1)Descubra o número que :

a) elevado ao quadrado dá 9
b) elevado ao quadrado dá 25
c) elevado ao cubo dá 8

3) Determine a Raiz quadrada:


c) √25 =
d) √81 =
f) √1 =
g) √64 =
h) √100 = 

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